Sexta-feira, 18 de Abril de 2008

Agora falamos de crioulo

Mudámos a votação e já vimos que a paixão pelo futebol é maior. Depois de Nani (com cerca de mil particpações), o nosso menino de ouro que joga no Manchester United,  Mayra Andrade também não ficou mal: 453 pessoas disseram que gostam da música dela, contra cerca de 100 que não apreciam tanto.

 

Hoje o tema é outro: Qual o crioulo mais fácil? Se é que alguma das variações é fácil.

Sabemos que as opiniões vão divergir muito e que é um tema com pano para mangas.

A votação fica no portal e os comentários podem ser colocados aqui, porque acreditamos que os nossos utilizadores vão querer justificar a sua posição.

 

A equipa do Sapo é neutra. Por isso escreve este post em português

tags:
publicado por SAPO Cabo Verde às 10:38
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De Rsilva a 18 de Abril de 2008 às 15:17
Pois é realmente é um assunto controverso, até porque na minha opinião, facil, facil é a nossa lingua materna, o resto é conversa..embora cada um tenha a aptidão do conhecimento linguistico um pouco diferente de pessoa para pessoa...
mas adiante... Tal como no Portugues, existem várias formas de se falar a mesma lingua e não deveriamos entrar em conflito com isso, não é por ser alentejano madeirense ou açoriano que nao estou a falar portugues... Tal como o Caboverdiano ama a sua lingua ela deve ser apreciada independentemente de ser de uma ilha ou de outra, cada uma tem a sua beleza embora tenha prenuncias diferentes, não deixa de ser o Belo Crioulo.


De sueka a 18 de Abril de 2008 às 16:12
epa epa...esse é um tema muito escandoloso, pk cada um vai puxar a brasa para a sua sardinha...n sei não...cá pra mim todos são facieis de compreensão, convivo com pessoas de kase todas as ilhas e n sinto deificuldade algum em compreende-lo ou imita-los, portanto o nivel de facilidade pra mim está na compreensão, o resto é historia...
o criulo de cabo verde é mais facil de ser compreendido, ixo não tenho duvida, n importa as variantes, o que importa é a compreensão.


De Mikas a 18 de Abril de 2008 às 17:56
Este tema é apenas mais um de muitos que acredito que estejam para vir.
Acho que a intenção do sapo cv é espicaçar o pessoal e como há realmente uma certa competição entre variações do crioulo acaba por ser interessante haver essa votação. Que não dá prémios aos vencedores :)
No entanto concordo plenamente com o RSilva e era bom que toda a gente percebesse que a tentativa de supremacia é sempre perigosa, o belo crioulo é que importa!


De OG a 18 de Abril de 2008 às 17:15
Esta pergunta não é fácil de responder porque, 1º uma pessoa não sabe o quê que vocês consideram Sampadjud. 2º porquê que escreveram sampadjud e não sanpadjudu?

E se vocês considerarem sampadjud todos os que não são de Santiago, aí seria muito mais difícil de responder, são mas 8 ilhas, 8 variantes diferentes.

Mais info:http://digreja.blogspot.com/2008/03/sanpadjudu-ku-badiu.html

Cumprimentos,
Oscar


De SapoCV a 18 de Abril de 2008 às 17:40
OG obrigada pelo teu comentário e pela informação adicional. Tens razão existem muitas variantes de Sampadjud (que optamos por escrever assim porque não existe uma forma única), mas não conseguiamos colocar todas as ilhas nas respostas. Para isso abrimos este espaço para que todos possam dar a sua opinião e enriquecer a nossa cultura (neste caso a nossa língua materna).


De OG a 18 de Abril de 2008 às 17:49
Bom, sendo assim vou votar no sampadjud, já que sou da ilha do Fogo, e é a variante que eu falo desde criança. No entanto, não tenho nenhuma dificuldade em falar a variante de Santiago (badiu), para mim todas elas são fáceis de falar, perceber e aprender para quem não for crioulo.

Força Sapo.CV

OG


De SAPO Cabo Verde a 18 de Abril de 2008 às 18:02
Obrigada OG. Essa força é muito bem-vinda.
E acho que também passaste uma óptima mensagem de incentivo para quem queira aprender a falar crioulo :)


De tututa a 19 de Abril de 2008 às 13:28
Penso que todas essas formas de falar crioulo é fácil, tudo depende da ilha em que nascemos .Estar a pensar introduzir as variantes de Santiago e de S.vicente no ensino do Crioulo é muito prejudicial para a Cultura de Cabo verde.Todos sabemos que a língua Portuguesa e africana influenciaram a nossa forma de falar crioulo,mas nunca devemos esquecer que também muitas das formas de falar Crioulo, em certas ilhas ,foram influenciadas pela língua inglesa,espanhola e francesa.Tudo isso deve ser preservado e que a forma de falar crioulo em cada ilha devia ser estudada e ensinada na mesma ilha porque isso sim, enriqueceria muito mais a nossa língua e Cultura. Antes de se impor essas variantes devem e deve-se fazer um referendo ilha a ilha para que as pessoas não comecem a achar que isso tudo não provém da Ditadura da Maioria!


De Mikas a 19 de Abril de 2008 às 16:10
Sim, é preciso evitar uma política de ditadura da maioria. Nada como ensinar a cultura, vivê-la e respeitá-la.


De Manuel Semedo a 19 de Abril de 2008 às 16:45
Para mim o crioulo mais fácil de falar e de se entender é o crioulo Badiu, de Sa ntiago. Digo isto pela simples razão de ser o crioulo que falo e entendo melhor!


De OG a 19 de Abril de 2008 às 18:42
Há uma outra questão que eu esqueci-me de referir antes. A falta de uma outra opção nas respostas, uma pessoa pode achar que essas duas variantes do crioulo de Cabo Verde fáceis de falar. Falta aí uma opção em que as pessoas podiam escolher as duas variantes como resposta, assim como existe uma para as pessoas que não acham nenhum.

Mas também acho que já é pedir demais. :))

Cumprimentos,
OG


De SAPO Cabo Verde a 19 de Abril de 2008 às 19:36
OG não é pedir demais. Aliás foi bem lembrado, no entanto a votação já vai no segundo dia, seria injusto para quem já votou alterá-la agora.
Prometemos mais atenção na próxima votação.


De M a 10 de Setembro de 2008 às 21:45
Eu acho qe para um portugues e' maiz facil o crioulo da ilha do fogo devido a ser mais parecido com o portugues


De Anderson a 20 de Março de 2009 às 15:14
pow como faço para aprender a falar o crioulo??
sou do Brasil e não entendi o que vocês passaram aí!


comentar post

pesquisar

 

pub

tags

todas as tags

subscrever

fotos.sapo.cv

feedback

Uma preciosa ajuda para financiamento e sucesso da...
Este tipo de iniciativas é de valoriza e de repeti...
passaro de fogo   ccorreia87@hotmail.com &nbs...
a resposta é : «Pássaro de Fogo». Lenira, arinel-1...
Artistas de Cabo Verde: Nancy Vieira Manuel de Can...

posts recentes

Vencedores Passatempo Kri...

Passatempo Kriol Jazz Fes...

Passatempo Paula Fernande...

Vencedores Miss West Afri...

Dia do Pai

Passatempo Miss West Afri...

Vencedores Show "De Angol...

Passatempo Show "De Angol...

Passatempo CVMA

Vencedores Passatempo Ceu...

posts populares

arquivo

autores

blogs SAPO